Primeiro livro do Brasil foi escrito em Itaguajé

28/09/2017

Foi na Redução Jesuítica de Nossa Senhora de Loreto que era localizada às margens da foz do Rio Pirapó com o Paranapanema, hoje município de Itaguajé, onde foi escrito o primeiro livro no Brasil, alguns afirmam que da América. Era um dicionário tupi-guarani escrito entre os anos de 1610 e 1630 pelo padre Antônio Ruiz de Montoya e foi publicado em Madri, na Espanha, em 1643. Até então, no Brasil só havia sido feito documentos. Segundo o presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural e Artístico de Itaguajé, o professor e pesquisador Benedito Borges, autor do livro “Nossa Senhora de Loreto”, o dicionário foi escrito para que os jesuítas pudessem se comunicar com os índios que viviam na Redução, que foi um dos primeiros núcleos urbanos do estado. “Na época, Loreto já era como uma cidade. Além das ruas e casas, existiam praças, escola com 500 crianças estudando, hospital, festas religiosas e uma importante criação de gado”, explica. A redução também foi palco das principais lutas entre índios e os bandeirantes paulistas. Das missões espanholas fundadas pelos jesuítas na Província de Guaíra (atual estado do Paraná), somente as de Loreto e de Santo Inácio Mini, resistiram por muito tempo às investidas dos invasores. Desde 2015, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do seu Conselho de Patrimônio Histórico declarou o local, que compreende uma área com mais 22 hectares, como Patrimônio Cultural do Paraná. O prefeito de Itaguajé, Juninho, destacou a importância do tombamento e da preservação do local para o município. “Viver no local onde foi escrito o primeiro livro do Brasil é uma grande honra para todos nós. E infelizmente pouca gente sabe dessa história tão rica de nossa cidade. O Sítio Arqueológico de Loreto foi a primeira Redução Jesuítica do Brasil. Portanto seu valor cultural é indiscutível não só para nosso município, mas para todo o Paraná. Esperamos fortalecer o turismo local”.