Terça-feira 21 de Novembro de 2017
Recenseadores chegam a Itaguajé para o Censo Agropecuário 2017

20/10/2017

Desde o início do mês, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão levantando informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do Brasil. É o Censo Agropecuário 2017, principal investigação estatística e territorial sobre a produção rural do país. Somente no Paraná, 1.350 recenseadores devem visitar cerca de 372 mil empreendimentos agropecuários. Em Itaguajé, o trabalho será feito por três recenseadores: Crislaine Aparecida de Freitas, Eduardo de Jesus Matias e Nivaldo Francisco dos Santos. Ao longo da pesquisa, outros recenseadores da região poderão ser deslocados para o local. Todos estarão devidamente identificados com colete, boné, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) – um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do IBGE. As informações obtidas junto aos produtores rurais são utilizadas única e exclusivamente para fins estatísticos, jamais sendo passadas para outro órgão do governo ou empresa privada. Quando os resultados são divulgados, a individualidade e a identidade dos informantes é preservada. No último Censo Agropecuário, realizado em 2007, o município de Itaguajé teve 371 propriedades rurais recenseadas.